SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1O lugar da experiment-ação no trabalho clínico em Gestalt-terapiaA experiência emocional atualizadora em Gestalt-terapia de curta duração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

GALLI, Loeci Maria Pagano. Um olhar fenomenológico sobre a questão da saúde e da doença: a cura do ponto de vista da Gestalt-terapia . Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.1, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

O comportamento de uma pessoa não pode ser compreendido como um fenômeno isolado do mundo exterior. É preciso entender um sintoma como um estilo de ser-no-mundo. Para Heidegger o homem não “é” primeiramente, ele é homem na exata medida de seu ser-em-relação. Qualquer diagnóstico pressupõe uma teoria a priori sobre a pessoa. Diagnosticar para um gestalt-terapeuta significa conhecer e respeitar o ser humano ao longo de sua existência. Um sintoma exige atenção, pois é um transmissor de informações, todo evento mental tem repercussões no organismo. O conceito de “cura” para Gestalt-terapia só pode ser compreendido a partir de uma concepção fenomenológica-existencial do ser humano.

Palavras-chave : Gestalt-terapia; Psicopatologia; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License