SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A experiência emocional atualizadora em Gestalt-terapia de curta duraçãoGestalt-terapia e abordagem gestáltica no Brasil: análise de mestrados e doutorados (1982-2008) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

LIMA, Patrícia Albuquerque. Criatividade na Gestalt-terapia. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.1, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Como se conceitua criatividade na teoria da Gestalt-terapia? Qual o papel e a função da criatividade nesta abordagem? O que se considera como um comportamento criativo no senso comum é tão diferente do que compreendemos, na abordagem gestáltica, como criatividade? Estas são algumas das perguntas sobre as quais buscaremos transcorrer ao longo deste artigo. Partimos de simples perguntas, pois talvez um bom recurso para se “tratar” da criatividade seja a curiosidade. Para isto, iremos apresentar a contribuição de alguns autores que discorreram sobre o tema da criatividade em suas obras, iniciando por Kurt Goldstein e sua Teoria Organísmica, que consideramos o principal substrato teórico para se pensar a criatividade na Gestalt-terapia.

Palavras-chave : Gestalt-terapia; Criatividade; Psicoterapia; Arte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License