SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Grupos terapêuticos na abordagem gestáltica: uma proposta de atuação clínica em comunidadesA Gestalt-terapia na universidade: da f(ô)rma à boa forma índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

TSALLIS, Alexandra C.. Palhaços: uma possível reflexão para a Gestalt-terapia. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.1, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Este artigo tem como objetivo discutir como os palhaços podem contribuir para uma reflexão acerca das intervenções psicoterápicas na Gestalt-terapia. Essa tarefa foi possível a partir do acompanhamento de uma oficina de teatro, intitulada “A nobre arte do palhaço” e das proposições teóricas da Teoria Ator-Rede acerca da recalcitrância.  O efeito do palhaço reside na subversão do anseio pela vitória: quando todos no mundo almejam vencer, ele explora perder. Portanto, o que norteia seu surgimento é estabelecer um fluxo contínuo de contato com as dimensões frágeis, ridículas e transgressoras de cada um, nesse sentido compartilha com alguns dos princípios almejados pela Gestalt-terapia. Dessa forma, os palhaços favorecem que esta abordagem revisite suas reflexões, sua capacidade de criação, ou melhor, re-creação no encontro terapêutico.

Palavras-chave : Palhaços; Recalcitrância; Intervenção psicoterápica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License