SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Palhaços: uma possível reflexão para a Gestalt-terapiaIntimidade: o incomum lugar comum num universo de alheios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SOARES, Luciana Loyola Madeira. A Gestalt-terapia na universidade: da f(ô)rma à boa forma. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.1, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Este texto apresenta uma discussão sobre as características do trabalho de supervisão em Gestalt-terapia nos Serviços de Psicologia Aplicada dos cursos de graduação em Psicologia. Com uma presença que ainda pode ser considerada recente na universidade, a Gestalt-terapia propõe uma abordagem no estágio em Psicologia Clínica que não se confunde com uma formação de gestalt-terapeutas. Sua estratégia passa pelo desdobramento de possibilidades criativas da relação do supervisor com o estagiário e, deste, com os clientes em atendimento. A condução do trabalho na supervisão visa à melhor forma possível para configurar a singularidade do aprendizado das habilidades do futuro psicólogo clínico, e, para isso, distancia-se da rigidez das formatações teóricas e de um enquadramento fechado em dispositivos técnicos.

Palavras-chave : Gestalt-terapia; Supervisão; Formação acadêmica do psicólogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License