SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Analyzing and (de)constructing concepts: thinking about the false allegations of sexual abuseRevisiting the concept of ego in Freud’s writing: from identity to alterity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

NAIFF, Denis Giovani Monteiro; NAIFF, Luciene Alves Miguez  and  SOUZA, Marcos Aguiar de. As representações sociais de estudantes universitários a respeito das cotas para negros e pardos nas universidades públicas brasileiras. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.1, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

É bastante atual e polêmico o debate existente sobre a questão das cotas para negros e pardos nas universidades públicas brasileiras. Dentro deste contexto, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ - tem discutido com a sua comunidade a implantação de cotas raciais em seu vestibular. Este trabalho teve como objetivo conhecer as representações sociais que os alunos da UFRRJ possuem sobre as cotas para negros e pardos na Universidade. Foram entrevistados 100 alunos dos cursos de licenciatura que foram submetidos a uma tarefa de evocação livre perante o termo indutor “Cotas para negros e pardos nas Universidades”. Os dados foram analisados com auxilio do programa de computador EVOC 2003. Os resultados apontam para uma atitude majoritariamente contrária contrastando com uma representação estruturada em torno de elementos justificadores da implantação das cotas, o que pode estar indicando a existência de uma zona muda das representações sociais sobre o objeto estudado.

Keywords : Representações sociais; Ação afirmativa; Universidades públicas; Racismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License