SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Espaço público: acção politica e práticas de apropriação.: Conceito e procedênciasExpressões faciais de emoção em bebês: importância e evidências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

STELLA, Claudia. Filhos de mulheres presas: o papel materno na socialização dos indivíduos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

O objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de socialização dos filhos de mulheres presas e a partir daí entender a influência do aprisionamento materno e do impacto social produzido por ele neste percurso de desenvolvimento. Além de pesquisa bibliográfica, este trabalho está ancorado na coleta de histórias de vida de filhos de mulheres presas. A amostra foi constituída por quatro rapazes e duas moças, com média de idade de 21 anos, que moravam com a própria mãe ou com a família dela quando da prisão materna. Considera-se que no processo de socialização dos filhos de mulheres presas estão presentes, especialmente: a internalização de uma figura materna elaborada entre a figura mítica de mãe e a delinquência materna; a culpa que os sujeitos sentem pela delinquência materna; e a culpabilização da mãe sobre o abandono sofrido na infância.

Palavras-chave : Filhos; Socialização; Prisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License