SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Children of jailed women: the role of the mother in the socialization of individualsSelf-growth and individualism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

MENDES, Deise Maria Leal Fernandes  and  MOURA, Maria Lucia Seidl de. Expressões faciais de emoção em bebês: importância e evidências. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

As expressões emocionais de bebês têm despertado crescente interesse, refletindo a grande importância atribuída a suas habilidades para lidar com emoções. Sua capacidade de produzir e reconhecer expressões faciais de emoção parece central para se compreender o desenvolvimento infantil, seja cognitivo, afetivo ou social. Com o objetivo de favorecer futuros trabalhos, discutem-se as lacunas encontradas na literatura voltada para expressões faciais de emoção em bebês, e a conveniência de se adotar uma perspectiva sociocultural e evolucionista na formulação de hipóteses e produção de novos estudos empíricos. Fica evidente a necessidade de mais investigações realizadas em ambiente natural e de estudos longitudinais.

Keywords : Expressões emocionais; Expressões faciais; Afetividade; Sorriso; Interação mãe-bebê.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License