SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Expressões faciais de emoção em bebês: importância e evidênciasUm bebê no CAPSi: uma clínica possível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

FONSECA, Jorge Guilherme Teixeira da. O cultivo de si e o individualismo. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Em muitas grandes civilizações existiram pessoas que possuíam um entendimento especial sobre si mesmas e seu papel na sociedade em que viviam. Elas cultivavam um relacionamento espiritual e intelectual especial com qualquer divindade que adoravam ou com o mundo onde viviam. No Ocidente, esta relação especial transformou-se no individualismo moderno. Este carrega inúmeras facetas que precisam ser reconhecidas como parte fundamental da Modernidade que, por sua vez, não é um fenômeno pronto e acabado, mas está constantemente se transformando, o que pode ser fonte de conflitos e sofrimento para pessoas incapazes de acompanhar essas mudanças, principalmente no mundo contemporâneo, marcado pela compressão espaço-temporal, pela superexposição de informações e pela obsolescência programada do mercado de consumo. Para combater esta situação novas formas de mediação entre sujeito e sociedade são criadas: as redes de especialistas, dedicados à adaptação do sujeito à nova sociedade pós-moderna.

Palavras-chave : Individualismo; Cultura; Modernidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License