SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2O cultivo de si e o individualismoOs ajustamentos criativos da criança em sofrimento: uma compreensão da gestalt-terapia sobre as principais psicopatologias da infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

BRANDAO JUNIOR, Pedro Moacyr C.. Um bebê no CAPSi: uma clínica possível. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

O artigo debate a possibilidade de atendimento a crianças muito pequenas em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi), (Centro de Atenção Psicosocial infanto juvenil), serviço essencialmente  destinado ao atendimento de crianças e adolescentes com grave sofrimento psíquico, em sua maioria psicóticos, autistas e neuróticos graves. Para tal ressaltamos a relevância e concomitantes dificuldades deste atendimento em Instituição Pública que recebe uma proporção maior de crianças com idade cronológica mais avançada. Nossa aposta é a de levar às últimas conseqüências a teoria psicanalítica para a qual o inconsciente é atemporal. Dividimos o artigo em duas partes, a primeira apresenta resumidamente a proposta de um CAPSi e a segunda discute o caso de um bebê que chega ao serviço com a suspeita diagnóstica de autismo.

Palavras-chave : CAPSi; Bebês; Autismo; Tratamento; Atemporalidade do inconsciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License