SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Um bebê no CAPSi: uma clínica possívelDa metamorfose dos deuses: capitalismo e arquétipo no século XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ANTONY, Sheila Maria da Rocha. Os ajustamentos criativos da criança em sofrimento: uma compreensão da gestalt-terapia sobre as principais psicopatologias da infância. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

A Gestalt-Terapia é uma abordagem fenomenológico-existencial com uma visão holística de homem e mundo que dá primazia à relação e valoriza a influência mútua entre criança e ambiente. Os fenômenos psicológicos emergem das trocas emocionais vividas na unidade criança-outro-mundo, no “entre” das relações humanas. Portanto, a doença emocional é fruto de um distúrbio em uma relação. Criança doente emocionalmente é família adoecida em suas relações afetivas (quando não há algum trauma vivido ou outras experiências negativas causadas por fatores externos). Os distúrbios psicológicos da criança são, geralmente, oriundos dos dramas infantis não resolvidos dos pais que são projetados na criança. Na perspectiva gestáltica, doença significa perturbações da auto-regulação originadas por mecanismos psicológicos defensivos de contato, que visam inibir a consciência de sentimentos, pensamentos, necessidades, comportamentos que geram angústia e colocam em risco a relação com o outro significativo. A partir desses mecanismos psicológicos de bloqueio do contato da teoria gestáltica que regem a dinâmica interna do indivíduo e das relações humanas, iremos abordar as psicopatologias da depressão, da fobia e do transtorno obsessivo-compulsivo.

Palavras-chave : Gestalt-terapia; Psicopatologia; Criança; Ajustamento criativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License