SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2As ruínas da cidade grande: imagens da experiência urbana na literatura brasileira contemporâneaUm estudo com professores da educação infantil e do ensino fundamental sobre suas habilidades sociais e inteligência geral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ZERBINI, Thaís  e  ABBAD, Gardênia. Reação ao desempenho do tutor em um curso a distância: validação de uma escala. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Pesquisas em avaliação de treinamentos a distância ainda são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao validar estatisticamente o instrumento de Reação ao Desempenho do Tutor. O curso-alvo foi oferecido pelo SEBRAE para alunos do Brasil inteiro. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado. Os itens do instrumento estão associados uma escala do tipo Likert, de 11 pontos (0 - Nunca e 10 - Sempre), que mede a freqüência com que o tutor utiliza os comportamentos descritos ao longo do curso. Foram realizadas análises de Componentes Principais (PC) e Fatoriais (PAF) e de consistência interna (Alpha de Cronbach). A escala apresentou estrutura unifatorial: Desempenho do Tutor, com 27 itens, α=0,98, e cargas fatoriais variando de 0,69 e 0,88. Os resultados indicam que a escala é estatisticamente válida e confiável.

Palavras-chave : Treinamento a distância; Avaliação de treinamento; Reação ao curso; Desempenho do tutor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License