SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Um estudo com professores da educação infantil e do ensino fundamental sobre suas habilidades sociais e inteligência geralA gestão da atividade do motorista de ônibus: um olhar ergológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

VON HOHENDORFF, Jean  y  MELO, Wilson Vieira de. Compreensão da morte e desenvolvimento Humano: contribuições à Psicologia Hospitalar. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Este estudo apresenta uma revisão teórica sobre a compreensão da morte nas diferentes etapas do desenvolvimento humano com o objetivo de contribuir para o trabalho de psicólogos hospitalares. Foram realizadas consultas a artigos indexados na língua portuguesa, além de livros de autores importantes. Foi possível observar que a morte é compreendida de maneira distinta durante as fases do desenvolvimento humano, sofrendo influência de alguns fatores, tais como: cultura, informações e experiências com a situação. Os autores propõem que a compreensão da morte pode ser vista em um continuum. Além disso, um quadro no qual foram incluídos os principais aspectos da compreensão da morte é proposto com vistas a facilitar o entendimento dos resultados deste estudo.

Palabras clave : Morte; Desenvolvimento humano; Psicologia hospitalar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License