SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Transformações da subjetividade no exercício do trabalho imaterialPsicanálise, Saúde Mental e Universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ARAUJO, Maria Clara Rebel  e  CASTRO, Ricardo Vieiralves de. Santo Daime: Teoecologia e adaptação aos tempos modernos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Este artigo resume os principais aspectos da pesquisa: “Santo Daime: Teoecologia e Adaptação aos tempos modernos”, dissertação de mestrado defendida em 2005 pelo PPG-PS/UERJ. O Santo Daime é uma religião que utiliza ritualmente um chá com propriedades psicoativas, acompanhado do canto de hinos que, segundo seus seguidores, tem poder de cura e ensinamentos.Como metodologia, foram realizadas  entrevistas semi-dirigidas, bem como uma análise do conteúdo dos hinos mais cantados, a fim de conhecer os aspectos que fazem parte da construção social desta religião na contemporaneidade. Com base nas teorias das Representações Sociais e da Memória Social, procurou-se compreender que tipos de relações psicossociais são construídas dentro da experiência religiosa daimista e também analisar como se deu a interação entre os daimistas amazônicos e os “forasteiros” das grandes cidades que conheceram a doutrina durante as décadas de 70-80 do século passado.

Palavras-chave : Psicologia social; Memória social; Santo Daime; Religiões; Psicoativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License