SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Na boca do outro: o riso na psicoseInterações entre voluntários e usuários em onco-hematologia pediátrica: um estudo sobre os “palhaços-doutores” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ZAMBRONI-DE-SOUZA, Paulo César; ATHAYDE, Milton; ARAUJO, Anísio José da Silva  e  ZAMBRONI DE SOUZA, Ana Maria Ramos. O pioneirismo de Louis Le Guillant na reforma psiquiátrica e psicoterapia institucional na França: a importância do trabalho dos pacientes para a abertura dos hospícios. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.3, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

O artigo apresenta elementos da vida e da obra do psiquiatra francês Louis Le Guillant relativos às suas contribuições no campo da nascente Psicoterapia Institucional / Reforma Psiquiátrica na França, em particular nas décadas de 1940 e 1950. O método baseou-se em busca exaustiva da produção escrita de Le Guillant, de seus críticos, de psiquiatras próximos a ele e da geração seguinte, analisando cada um dos textos referidos, cruzando as informações entre si e, sempre que necessário, com a história da França e internacional no século XX. Demonstra que ele exerceu uma prática e levantou questões teóricas que podem ajudar a compreender problemas que se enfrentam hoje na Reforma Psiquiátrica brasileira, no que diz respeito a temas como saúde, trabalho, moradia, organização, entre outros. Deste modo, este artigo busca colaborar para conhecer parte da riqueza da obra deste autor, insuficientemente conhecido.

Palavras-chave : Atenção psicossocial; Reforma psiquiátrica; Psicoterapia institucional; Psiquiatria social; Trabalho.

        · resumo em Inglês | Inglês | Inglês | Inglês | Inglês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License