SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3O pioneirismo de Louis Le Guillant na reforma psiquiátrica e psicoterapia institucional na França: a importância do trabalho dos pacientes para a abertura dos hospíciosPsicologia escolar: cenários atuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de  e  GUIMARAES, Tathiane Barbosa. Interações entre voluntários e usuários em onco-hematologia pediátrica: um estudo sobre os “palhaços-doutores”. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.3, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

“Palhaços-doutores” são voluntários que adotam a “arte do palhaço” em atividades recreativas em ambientes hospitalares, proporcionando bem-estar físico, psicológico e social ao paciente internado. Visando compreender melhor tal experiência, realizaram-se entrevistas com pacientes, acompanhantes e “palhaços-doutores”, bem como se observaram suas atividades em uma unidade de onco-hematologia pediátrica. Os relatos obtidos indicam que tanto pacientes quanto acompanhantes percebem os benefícios da intervenção destes voluntários como estratégia distrativa de enfrentamento e estimulação do desenvolvimento em condições adversas. Discutem-se, também, as peculiaridades da identidade do palhaço-doutor e sua atuação no campo da saúde. Considerando a relevância da temática para as diversas subáreas da Psicologia, sugere-se a condução de mais pesquisas sobre “palhaços-doutores” e suas interações em hospitais.

Palavras-chave : Lúdico; Hospital; Interação; “Palhaços-Doutores”; Voluntário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License