SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Psicologia escolar: cenários atuaisEducar é punir?: Concepções e práticas educativas de pais agressores. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

LEMOS, Flávia Cristina Silveira. Educação a distância na sociedade de controle. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.3, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

Pretende-se neste artigo realizar uma interrogação das novas tecnologias na educação, especialmente, as designadas como “ensino à distância”, que são oferecidas através de ambientes virtuais em plataformas na internet, com franca expansão, no Brasil, sendo difundidas por muitas universidades públicas e privadas atualmente. Problematizamos esta modalidade de educação a partir das análises de Foucault sobre biopolítica, de Deleuze sobre as “sociedades de controle” e de Virilio a respeito do controle político no capitalismo via gestão da velocidade. Afirmamos que a velocidade da gestão da informação e sua transformação em mercadoria vendida por empresas “enxutas” após consultarem especialistas de “marketing” é uma estratégia de controle em ampla difusão, veiculando um ensino técnico-instrumental para os endividados de informação ao longo de toda a vida.

Palavras-chave : Educação; Capitalismo de especulação; Sociedades de controle; Velocidade e política; Ensino à distância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License