SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Education in the distance on society of controlTime and memory in the family court author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

OLIVEIRA, Thaís Thomé Seni S. e  and  CALDANA, Regina Helena Lima. Educar é punir?: Concepções e práticas educativas de pais agressores.Is educate punishing?: Parents` childrearing practices and conceptions. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.3, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

A violência física de pais contra filhos é um dos tipos de violência doméstica e constitui um problema de saúde pública. Buscando colaborar para a compreensão do problema e para estratégias de intervenção com famílias, este trabalho tem o objetivo de investigar concepções sobre o educar e as práticas educativas de pais denunciados. Os entrevistados são pais/mães denunciados ao Conselho Tutelar. Utilizou-se o modelo de entrevista “História de vida temática”, constituída pelo relato da história de vida do entrevistado, complementada por um conjunto de tópicos previamente definidos. Foram realizadas seis entrevistas, sendo gravadas, transcritas e analisadas qualitativamente. Os resultados apontam inconsistências entre concepções e práticas educativas, dificuldades em utilizar recursos alternativos à punição física para colocar limites; a falta de suporte em rede social como fatores de risco, e a necessidade de implementar programas de intervenção que promovam a integração entre suas concepções e práticas como educadores.

Keywords : Violência física doméstica; Práticas educativas; Intervenção com famílias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License