SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Tempo e memória nas varas de famíliaUma compreensão da infância dos índios Jenipapo-Kanindé a partir deles mesmos: um olhar fenomenológico, através de narrativas e desenhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

CAMARGO, Brigido Vizeu; BERTOLDO, Raquel Bohn  e  BARBARA, Andréa. Representações sociais da AIDS e alteridade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.3, pp. 0-0. ISSN 1808-4281.

O presente estudo investigou as representações sociais da AIDS de adolescentes assim como suas estimações sobre as representações dos outros adolescentes. Os dados foram coletados a partir de duas questões abertas: 1) “O que você pensa sobre a AIDS?” e 2) “O que você acha que os jovens da sua idade pensam sobre a AIDS?”, analisadas pelo programa ALCESTE. Participaram do estudo 261 estudantes do ensino médio, sendo 50,6% do sexo feminino. Os resultados indicam uma representação da AIDS como um problema social, biomédico e relacionado à intimidade. A representação do que os outros jovens pensam sobre a AIDS também enfoca o aspecto biomédico, mas se diferencia ao relacionar a contaminação pelo HIV à falta de preocupação com a prevenção e à irresponsabilidade. Conclui-se que os adolescentes projetam nos outros de seu grupo elementos negativos que envolvem questões ligadas à próprias emoções e percepção de risco frente a doença.

Palavras-chave : AIDS; Adolescentes; Representações sociais; Alteridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License