SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Fantasmas do futuro: a clínica do virtualViolência e ethos da linguagem: considerações sobre a teoria psicanalítica da religião índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

NASSER, Yone Buonaparte d'Arcanchy Nobrega. A identidade corpo-psique na psicologia analítica. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 325-338. ISSN 1808-4281.

O presente trabalho disserta sobre a identidade corpo-psique através das contribuições que a teoria junguiana traz para a compreensão do tema. Este artigo foi produzido com a intenção de se tornar um material de cunho introdutório para aqueles que desejarem uma iniciação sobre este.  Utiliza conceitos fundamentais da psicologia analítica, tais como arquétipo psicóide, complexo e instinto psiquificado. Versa sobre a atualidade dessa teoria, um século após suas fundação, procurando demonstrar seu caminho de acordo com a mudança paradigmática que começava a ser exposta na passagem do século XIX para o XX. Na verdade, entre outros saberes, mostrou ser um dos expoentes - como a psicanálise - dessa mudança através dos métodos de investigação pelos quais produziram seus conteúdos. A passagem do paradigma da modernidade para o da complexidade - assistido desde então - e o conceito de transdisciplinaridade, apontado por Edgar Morin, foram aqui sublinhados para futuras complementações desse estudo.

Palabras clave : Identidade corpo-psique; Psicologia analítica; Teoria junguiana; Arquétipo psicóide; Instinto psiquificado.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License