SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2A adoção no Brasil: algumas reflexõesInserção profissional de recém-graduados em tempos de inseguranças e incertezas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

DAHIA, Sandra Leal de Melo. Riso: uma solução intermediária para os racistas no Brasil. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 373-389. ISSN 1808-4281.

O objetivo do presente trabalho consiste em considerar o riso como uma forma expressiva de transmissão e manutenção do preconceito racial contra o negro no Brasil. O riso é manifesto como reverberação do relato da piada racista em espaços sociais de lazer nos quais os grupos liberam e partilham seu racismo encoberto. Consideramos que se trata de uma prática social, negociada inconscientemente, cuja principal função está em lidar com o dilema de identidade do brasileiro frente à melindrosa questão das relações raciais no país. Utilizaremos como suporte teórico os conceitos de aliança inconsciente e transmissão psíquica e a categoria do intermediário, oriundas da teoria psicanalítica do francês René Kaës que parece penetrar as realidades dos pactos intersubjetivos selados inconscientemente. A leitura proposta atesta a interface entre inconsciente e cultura, apontando um dinâmico e criativo processo de construção e desconstrução de soluções intermediárias de defesa, coletivamente produzidas e articuladas.

Palavras-chave : Riso; Piada racista; Racismo; Aliança inconsciente; Categoria intermediária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License