SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Riso: uma solução intermediária para os racistas no BrasilO cotidiano de trabalhadores domiciliares da indústria calçadista: percepções e vivências sobre trabalho e tempo livre índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

VALORE, Luciana Albanese  y  SELIG, Gabrielle Ana. Inserção profissional de recém-graduados em tempos de inseguranças e incertezas. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 390-404. ISSN 1808-4281.

Este estudo teórico aborda os cenários profissionais contemporâneos, evidenciando alguns efeitos das lógicas globais, como a instituição de projetos a curto prazo, na relação indivíduo-trabalho e nos modos de subjetivação. Tendo em vista que a população brasileira mais afetada pelas recentes transformações no mercado de trabalho consiste nos jovens que buscam o primeiro emprego, objetiva analisar o processo de inserção profissional de recém-graduados, identificando as principais estratégias adotadas frente à incerteza dos novos tempos. Estas, ao que parece, configuram-se mais como falta de opção do que como escolha pessoal e legitimam a responsabilidade individual, atribuída pelo discurso neoliberal, como condição exclusiva para o sucesso profissional. Conclui-se que o conhecimento e a reflexão crítica sobre os imperativos que regem a inserção no mundo do trabalho na atualidade tornam-se imprescindíveis nas práticas da formação universitária e nos processos de escolha e de planejamento de carreira.

Palabras clave : Inserção profissional; Recém-graduados; Mercado de trabalho; Escolha profissional; Subjetividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License