SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Professional inclusion of the new graduated in times of insecurity and uncertainnessShelter and sheltered: construction and deconstruction of the one stigma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

FREITAS, Suzi Mara; RIBEIRO, Daniela de Figueiredo  and  ANDRADE, Antônio dos Santos. O cotidiano de trabalhadores domiciliares da indústria calçadista: percepções e vivências sobre trabalho e tempo livre. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 405-419. ISSN 1808-4281.

O presente artigo é um estudo que visa compreender como o trabalho e o tempo livre são percebidos e vividos por atores sociais que partilham de uma realidade onde o ambiente de trabalho se funde ao meio doméstico. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: a primeira, chamada fase exploratória, caracterizou-se pela execução de observações participantes em dez residências nas quais os trabalhadores exerciam suas atividades e, na segunda fase, chamada focalizada, foram efetuadas entrevistas individuais e semiestruturadas com cinco trabalhadores, em suas residências-oficinas. Os dados obtidos foram analisados por meio da abordagem hermenêutica-dialética, permitindo verificar que os participantes se definem pela capacidade em criar momentos de flexibilidade durante o trabalho, o que resulta em um ambiente mais descontraído que o da fábrica. Entretanto, ao se colocarem como seus próprios patrões, observa-se um desgaste de suas capacidades físicas e emocionais, com decorrente dificuldade em utilizar o tempo livre.

Keywords : Trabalho; Tempo livre; Trabalhadores da indústria calçadista.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License