SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Abrigo e abrigados: construções e desconstruções de um estigmaRitmo social e suas formas de mensuração: uma perspectiva histórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

GUERRA, Andréa Máris Campos et al. Construindo idéias sobre a juventude envolvida com a criminalidade violenta. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 434-456. ISSN 1808-4281.

Revisando a bibliografia atual sobre o tema da violência urbana entre jovens, verificamos que o contexto nacional de convivência com a desigualdade social acirra a violência entre jovens moradores de aglomerados urbanos. Essa violência é potencializada pela experiência da adolescência - transição que marca a perda do corpo e dos pais infantis, bem como o encontro com o outro sexo -, bem como pela experiência errante de desfiliação histórica, que caracteriza a subjetividade na contemporaneidade. Dessa maneira, supomos que, diante da precariedade de significação social da cultura contemporânea, o jovem tenta encontrar novas formas de estabelecer-se no laço social, buscando alguma amarra coletiva pela via do crime. Assim, a entrada numa gangue ou num circuito criminoso pode oferecer, diante dessa carência simbólica, uma promessa de sentido social e uma ilusão afetiva, favorecendo a violência.

Palabras clave : Juventude; Criminalidade violenta; Pós-modernidade; Adolescência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License