SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Construindo idéias sobre a juventude envolvida com a criminalidade violentaA velhice no Estatuto do Idoso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SCHIMITT, Regina Lopes; HIDALGO, Maria Paz Loayza  e  CAUMO, Wolnei. Ritmo social e suas formas de mensuração: uma perspectiva histórica. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 457-470. ISSN 1808-4281.

O presente estudo tem como objetivo descrever o conceito de ritmo social e suas formas de mensuração descritas na literatura dentro de uma perspectiva histórica. Ritmo social não é um ritmo biológico, mas interfere na sincronização de ritmos biológicos e caracteriza-se pela regularidade da vida diária determinada pelas relações sociais, ou seja, exposição regular aos zeitgebers sociais, estes definidos como agentes sincronizadores externos inseridos em um determinado contexto social. O estudo do ritmo social pode trazer reflexões sobre a organização temporal da sociedade, revelando os efeitos perniciosos da incompatibilidade entre demandas sociais e ritmos biológicos no campo do trabalho, esclarecendo de que maneira o estabelecimento das relações pode ter impacto na qualidade de vida e possibilitando que as pessoas possam repensar sua organização.

Palavras-chave : Ritmo social; Zeitgebers sociais; Cronobiologia; SRM-17; Aferição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License