SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Ritmo social e suas formas de mensuração: uma perspectiva históricaQuando a escola recorre à psicologia: mecanismos de produção, encaminhamento e atendimento à queixa na alfabetização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

JUSTO, José Sterza  y  ROZENDO, Adriano da Silva. A velhice no Estatuto do Idoso. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 471-489. ISSN 1808-4281.

O Estatuto do Idoso, criado como decreto-lei a partir de disposições sobre o idoso contidas na Constituição de 1988, assume um papel fundamental na maneira como a velhice é vista e tratada na sociedade brasileira. Este artigo, resultado de uma pesquisa realizada pelos próprios pesquisadores, teve como objetivo analisar o conteúdo do Estatuto, procurando identificar imagens e sentidos básicos atribuídos à velhice, com os quais se constrói a figura do idoso, como uma figura diferenciada, e se definem práticas, especialidades, espaços próprios, e tecnologias de gestão do envelhecimento. Foi possível apreender no Estatuto a tentativa de diferenciar os idosos como cidadãos de direitos, marcados por características próprias que demandam proteções, serviços e benefícios especiais. No entanto, um exame crítico das preocupações, amparos e proteções estatutárias permite entender que o idoso acaba sendo construído como um ser frágil, limitado, impotente e incapaz de assumir a gestão da própria vida.

Palabras clave : Estatuto do idoso; Velhice; Terceira idade; Sentidos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License