SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Quando a escola recorre à psicologia: mecanismos de produção, encaminhamento e atendimento à queixa na alfabetizaçãoModelos e análises computacionais em neurociências: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PEREIRA, Ana Paula Almeida de  e  FERNANDES, Krícia Frogeri. A visão que o irmão mais velho de uma criança diagnosticada com síndrome de Down possui da dinâmica da sua família. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 507-529. ISSN 1808-4281.

Esta pesquisa visa compreender a visão que o irmão mais velho de uma criança com SD possui da sua dinâmica familiar e conhecer como é a relação entre irmãos, sendo um deles com SD. Participaram do estudo cinco famílias compostas por mãe, pai, filho mais velho e filho mais novo com SD. Foram realizadas entrevistas com a mãe e com o irmão mais velho e observação da interação entre os irmãos. A análise dos dados baseou-se na perspectiva Fenomenológica. Condizente com os achados da literatura existem aspectos da dinâmica familiar que podem ser relacionados à SD e outros não relacionados. Aspectos positivos por ter um irmão com SD foram encontrados. A necessidade de estudos focalizando a vertente paterna da dinâmica familiar e da realização de trabalhos voltados aos irmãos de pessoas com necessidades especiais é apresentada.

Palavras-chave : Síndrome de Down; Relação entre irmãos; Família; Dinâmica familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License