SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2A visão que o irmão mais velho de uma criança diagnosticada com síndrome de Down possui da dinâmica da sua famíliaEl legado psicológico de Rogelio Díaz-Guerrero índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

DIAS, Álvaro Machado. Modelos e análises computacionais em neurociências: revisão sistemática. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 530-552. ISSN 1808-4281.

Os modelos computacionais do cérebro humano podem ser classificados em ‘modelos para tratamento de dados’ (i.e. mapas de coordenadas cerebrais) e ‘modelos de princípios operacionais’ (modelos conexionistas). A literatura relativa a ambos é vasta e muito variada, o que dificulta a realização de revisões sistemáticas. O objetivo do presente artigo é contribuir para o suprimento desta demanda e fornecer uma visão dos desenvolvimentos mais interessantes em andamento. Método: além dos métodos tradicionais de revisão, foi utilizado um programa para reconhecimento e quantificação de padrões em sistemas complexos (i.e. genomas). Resultados: entre os 2749 estudos do campo, aprendizado e memória são os tópicos mais recorrente, modelados em 0.14 e 0.9 dos estudos; Epilepsia, esquizofrenia e Parkinson são as doenças mais modeladas computacionalmente; Alzheimer é a quarta, sendo por sua vez mais relacionada à MRI (r=0.5435) do que à MEG (r=0.2033), PET (r=0.4718) e EEG (r=0.1766). Entre os 87 estudos 2007-2009 em ‘modelos de princípios operacionais’, o conceito mais proeminente é o de arquiteturas de pequenos mundos. O projeto mais excitante em desenvolvimento é o Blue Brain Project, que objetiva a criação de um modelo computacional do cérebro todo.

Palabras clave : Modelos computacionais; Cérebro humano; Neuroanatomia; Neurofisiologia; Revisão sistemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License