SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Modelos e análises computacionais em neurociências: revisão sistemáticaHistória da psiquiatria no Brasil: uma revisão da produção historiográfica (2004-2009) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

ALARCON, Reynaldo. O legado psicológico de Rogelio Díaz-Guerrero. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 553-571. ISSN 1808-4281.

O autor identifica quatro dimensões básicas na obra do psicólogo mexicano Rogelio Díaz-Guerrero (1918-2004): a) seu interesse pioneiro por construir uma psicología do mexicano se inicia com a publicação de Estudios de psicología del mexicano (1961) e culmina 42 anos depois com seu livro Bajo las garras de la cultura. Psicología del mexicano 2 (2003); b) a orientação culturalista de seu pensamento; c) sua adesão à psicologia transcultural, em reação ao etnocentrismo psicológico dominante em sua época; d) sua proposta de uma etnopsicologia, que leve à elaboração de psicologias nativas. Sua obra exuberante, elaborada com rigor metodológico e refinada análise estatística, é uma mensagem às novas   áreas de psicólogos latino-americanos. O presente artigo é escrito pelo autor em homenagem ao amigo e companheiro de profissão.

Palabras clave : Psicologia do mexicano; Psicologia trasncultural; Etnopsicologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License