SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2O legado psicológico de Rogelio Díaz-GuerreroPsicologia e história no pensamento social de Manoel Bomfim índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

LIMA, Andrea de Alvarenga  e  HOLANDA, Adriano Furtado. História da psiquiatria no Brasil: uma revisão da produção historiográfica (2004-2009). Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 572-595. ISSN 1808-4281.

As recentes transformações, ocasionadas pela Reforma Psiquiátrica, ensejam o questionamento sobre a forma como a História da Psiquiatria é estudada nos dias de hoje. Este artigo faz uma revisão dos trabalhos científicos recentes e identifica  as principais perspectivas e recortes adotados sobre o assunto. Foram selecionados 69 estudos, entre artigos, teses e dissertações, que atenderam aos seguintes critérios: estarem relacionados à história do campo “psi” (Psiquiatria, Psicologia e Psicanálise), serem publicados no Brasil entre 2004 e 2009 e se utilizarem do método historiográfico. Na revisão efetuada, são analisadas as tendências contemporâneas, em relação a: balizas cronológicas, delimitação geográfica dos estudos, fontes utilizadas, temáticas priorizadas e lugar de produção. Constata-se que, a maior parte das pesquisas, produzida e publicada no eixo Rio/São Paulo, está embasada em documentos escritos, e concentra sua atenção, preferencialmente, na constituição do saber psiquiátrico na Região Sudeste. A observação de tais recortes torna  evidente a existência de lacunas na narrativa histórica.

Palavras-chave : História; Psiquiatria; Loucura; Hospital psiquiátrico; Historiografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License