SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2História da psiquiatria no Brasil: uma revisão da produção historiográfica (2004-2009)Moncorvo Filho e algumas histórias do Instituto de Proteção e Assistência à Infância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

PORTUGAL, Francisco Teixeira. Psicologia e história no pensamento social de Manoel Bomfim. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 596-612. ISSN 1808-4281.

Este artigo disserta sobre categorias relevantes para a psicologia conforme elaboradas por Manoel Bomfim nas primeiras décadas do século XX. Bomfim teceu considerações conceituais ricas para uma abordagem histórica e social da psicologia. Seu livro central de psicologia advoga em defesa de uma concepção processual de psiquismo suplantando de maneira eloquente algumas dicotomias que marcaram a institucionalização das abordagens psicológicas nas universidades dividindo e reificando os aspectos individuais e os sociais, biológicos e psíquicos. O trabalho termina indicando como essas propostas revelam no plano conceitual de uma psicologia seu envolvimento com projetos coletivos relacionados à vida republicana e à função da educação.

Palabras clave : Manoel Bomfim; Psicologia; Pedagogium; Primeira República; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License