SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3A continuidade pós-separação: necessidades comuns aos ex-cônjuges e seus filhosEstilos de pensar e criar em estudantes de Psicologia: diferenças regionais? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PERON, Suellen Ibrahim; GUIMARAES, Luisa Schivek  e  SOUZA, Luciana Karine de. Amizade na adolescência e a entrada na universidade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.3, pp. 664-681. ISSN 1808-4281.

O presente estudo investigou o relacionamento de amizade em jovens que recém-ingressaram na universidade. Os aspectos estudados da amizade foram: freqüência de amizades, presença de melhor amizade, origem, duração, influências de outros contextos de interação (família, romance, escola), freqüência de contato e presença de melhores amizades extras. Integraram a amostra 24 estudantes com idade entre 16 e 17 anos, regularmente matriculados em cursos de graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, envolvendo diversas áreas do conhecimento. O estudo procura contribuir para uma melhor compreensão desta fase peculiar da vida de alguns adolescentes - o ingresso na universidade. Além disso, abre possibilidades para futuras investigações que promovam um melhor entendimento sobre este tema de pesquisa e de intervenção.

Palavras-chave : Amizade; Adolescente; Universidade; Desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License