SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Estilos de pensar e criar em estudantes de Psicologia: diferenças regionais?Lesbianidades e as referências legitimadoras da sexualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

DANTAS, Bruna Suruagy do Amaral. Sexualidade, cristianismo e poder. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.3, pp. 700-728. ISSN 1808-4281.

Desde os primeiros séculos da era cristã, a sexualidade foi amplamente discutida pelo cristianismo, aparecendo nas pregações, nos tratados teológicos, nas orientações doutrinárias e nos códigos morais. A instituição eclesiástica preocupou-se com a vida sexual da sociedade ocidental, dispondo-se a orientá-la segundo suas prescrições. A partir da revisão da literatura histórica, o presente trabalho demonstra o interesse do cristianismo pela sexualidade a ponto de tentar torná-la domínio exclusivo da Igreja. Ao longo da história, a Igreja cristã desenvolveu mecanismos de observação e instrumentos de controle para manter desejo e sexo sob sua tutela com o propósito de ampliar seus dispositivos de poder.

Palavras-chave : Cristianismo; Igreja Católica; Protestantismo; Sexualidade; Desejo; Poder.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License