SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Sexuality, christianity and powerSome notes about the phallus and its incidence on clinical structures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

TOLEDO, Livia Gonsalves  and  FILHO, Fernando Silva Teixeira. Lesbianidades e as referências legitimadoras da sexualidade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.3, pp. 729-749. ISSN 1808-4281.

Este trabalho é parte de uma dissertação de mestrado que estudou o modo como estigmas e estereótipos a respeito da lesbianidade influenciam a vida, na esfera da sexualidade, de mulheres que se autodenominam lésbicas, residentes em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. O estigma aqui analisado é que lésbicas são mulheres que se frustraram com homens. Tentamos mostrar, a partir das narrativas das participantes da pesquisa e baseando-nos nos estudos de gênero e feministas, como o sistema heteronormativo naturaliza a masculinidade aos homens, a feminilidade às mulheres, e legitima os discursos sobre as lesbianidades a partir do referencial da heterossexualidade. Buscamos mostrar, ainda, algumas estratégias do biopoder para a manutenção desse sistema e, a partir de entrevistas em profundidade, apresentamos como as participantes da pesquisa (mulheres que se autodenominam lésbicas) se articulam com esse estigma e o re-significam a partir de suas próprias narrativas. Essa pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, e realizada pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista - Campus de Assis-SP.

Keywords : Gênero; Sexualidade; Lesbianidade; Heteronormatividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License