SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Lesbianidades e as referências legitimadoras da sexualidadeHeidegger e a superação da crise dos fundamentos: antecedentes para a proposição de uma ontologia fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

POLLO, Vera. Considerações acerca do falo e sua incidência nas estruturas clínicas. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.3, pp. 750-764. ISSN 1808-4281.

O presente texto discute o lugar e a função do falo no cerne da teoria psicanalítica: desde a “fase fálica do desenvolvimento da libido” (FREUD, 1923) até o “quadro lógico da sexuação” que divide os seres falantes em dois lados: “lado homem” ou gozo “todo fálico” e “lado mulher” ou gozo “não-todo fálico” (LACAN, 1972-73). Dois importantes autores da literatura universal, Antonin Artaud e Yukio Mishima, e um menino de treze anos, Miguel, são convocados pelo autor para ilustrar os seguintes temas: o falo zerado, na psicose, o desmentido perverso e a transformação do falo em significante do desejo, na neurose.

Palavras-chave : Falo; Castração; Sexuação; Gozo; Significante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License