SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Some notes about the phallus and its incidence on clinical structuresSome reflections on the relationship between children, cities and toy libraries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

MACHADO, Bruno Martins. Heidegger e a superação da crise dos fundamentos: antecedentes para a proposição de uma ontologia fundamental. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.3, pp. 765-780. ISSN 1808-4281.

O presente texto tem como objetivo mostrar que o conceito heideggeriano de Dasein, tal como foi apresentado em Ser e Tempo,surgiu como uma solução à pergunta pelos fundamentos do conhecimento. A discussão dos fundamentos foi um tema que emergiu com a crise das matemáticas no século XIX e motivou o trabalho de muitos estudiosos de diversas áreas. Dentre grandes nomes que tentaram encontrar um fundamento para o conhecimento, destaca-se Husserl que efetivamente abriu as portas para recolocar o homem no centro da discussão da questão do conhecimento. Portanto, teve um papel imprescindível no desenvolvimento do percurso tomado por Heidegger. É sob essa perspectiva que o panorama geral do artigo parte da apresentação do momento que eclodiu a crise das matemáticas. Em seguida, aponta como Husserl tenta resolver o problema de um fundamento seguro para o conhecimento desenvolvendo a noção de um eu transcendental. Por fim, apresenta como o Dasein emerge como resposta inicial à pergunta pelo Ser.

Keywords : Dasein; Fundamentos; Heidegger; Husserl; Matemáticas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License