SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Considerações acerca do falo e sua incidência nas estruturas clínicasAlgumas reflexões sobre as relações entre crianças, cidades e brinquedotecas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MACHADO, Bruno Martins. Heidegger e a superação da crise dos fundamentos: antecedentes para a proposição de uma ontologia fundamental. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.3, pp. 765-780. ISSN 1808-4281.

O presente texto tem como objetivo mostrar que o conceito heideggeriano de Dasein, tal como foi apresentado em Ser e Tempo,surgiu como uma solução à pergunta pelos fundamentos do conhecimento. A discussão dos fundamentos foi um tema que emergiu com a crise das matemáticas no século XIX e motivou o trabalho de muitos estudiosos de diversas áreas. Dentre grandes nomes que tentaram encontrar um fundamento para o conhecimento, destaca-se Husserl que efetivamente abriu as portas para recolocar o homem no centro da discussão da questão do conhecimento. Portanto, teve um papel imprescindível no desenvolvimento do percurso tomado por Heidegger. É sob essa perspectiva que o panorama geral do artigo parte da apresentação do momento que eclodiu a crise das matemáticas. Em seguida, aponta como Husserl tenta resolver o problema de um fundamento seguro para o conhecimento desenvolvendo a noção de um eu transcendental. Por fim, apresenta como o Dasein emerge como resposta inicial à pergunta pelo Ser.

Palavras-chave : Dasein; Fundamentos; Heidegger; Husserl; Matemáticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License