SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Heidegger e a superação da crise dos fundamentos: antecedentes para a proposição de uma ontologia fundamentalPropriedades psicométricas da Escala de Intenções Comportamentais de Permanência na Organização (EICPO) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

GALINDO, Dolores; SOUZA, Leonardo Lemos de; MOURA, Morgana  e  RODRIGUES, Vanusa. Algumas reflexões sobre as relações entre crianças, cidades e brinquedotecas. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.3, pp. 781-799. ISSN 1808-4281.

Este artigo tem como objetivo discutir as relações entre crianças, cidades e brinquedotecas. Para tal, foram analisadas três oficinas, realizadas como atividades de extensão, em uma brinquedoteca universitária situada num município de médio porte do interior de Mato Grosso. As oficinas foram gravadas em vídeo, transcritas e posteriormente analisadas tendo como unidades as cenas definidas em função dos movimentos da câmera ou finalização das brincadeiras registradas. Na análise, três aspectos chamaram a atenção: (1) a pluralidade de sentidos do termo cidade, (2) as articulações entre brinquedoteca e universidade que atualiza tensões existentes no plano macro das relações entre crianças e cidades e (3) as assimetrias na interação entre adultos e crianças durante as oficinas.

Palavras-chave : Infância; Crianças; Brinquedotecas; Cidades; Oficinas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License