SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Some reflections on the relationship between children, cities and toy librariesEvaluation of levels of texts understanding in university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

MENEZES, Igor Gomes  and  BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt. Propriedades psicométricas da Escala de Intenções Comportamentais de Permanência na Organização (EICPO). Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.3, pp. 800-817. ISSN 1808-4281.

Um elevado nível de rotatividade (turnover) dos trabalhadores gera custos de recrutamento, treinamento e desenvolvimento. Diferentes modelos teóricos foram desenvolvidos para explicar o turnover, e várias medidas atitudinais de intenções de permanência ou saída da organização foram criadas para buscar predizer o fenômeno. Em face da carência de instrumentos de base comportamental para o estudo do turnover, o presente trabalho teve por objetivo desenvolver e validar a Escala de Intenções Comportamentais de Permanência na Organização (EICPO). Para o conhecimento das propriedades psicométricas da EICPO foram selecionados 1.693 trabalhadores das regiões Norte, Nordeste e Sul do Brasil. Dos (oito) itens iniciais, (sete) itens atenderam aos critérios de validação. A EICPO é a primeira medida desenvolvida e validada para avaliar intenções comportamentais de permanência na organização.

Keywords : Comprometimento organizacional; Rotatividade; Intenções comportamentais; Validade de construto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License