SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Avaliação dos sintomas emocionais e comportamentais em adolescentes obesosA etimologia inspirada: a busca da língua original através da semiosis introvertida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

GODOY, Silvia  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Estudo correlacional entre a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) e o Inventário Fatorial de Personalidade (IFP). Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.3, pp. 848-864. ISSN 1808-4281.

O presente estudo investigou a relação entre a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) e o Inventário Fatorial de Personalidade (IFP), a fim de obter evidências de validade de construto convergente-divergente. A amostra se compôs de 122 estudantes do Ensino Médio de uma escola particular do interior paulista, com idade variando entre 14 e 17 anos, sendo 44,3% do sexo masculino e 55,7% do feminino. Os principais resultados apresentaram correlações significativas de 0,18 a 0,46 entre as dimensões do EAP e os fatores do IFP, a saber, Ciências Exatas com o fator Persistência, Artes e Comunicação com os fatores Instracepção e Mudança, Ciências Biológicas e da Saúde com o fator Deferência, Ciências Agrárias e Ambientais com os fatores Intracepção e Afago, Atividade Burocrática com os fatores Dominância, Exibição e Persistência, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas com os fatores Intracepção e Mudança, e Entretenimento com os fatores Mudança, Afiliação e Assistência.

Palavras-chave : Orientação profissional; Avaliação psicológica; Interesse profissional; Testes Psicológicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License