SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3O desafio de ser mortal: um ensaio sobre a questão da morte na atualidadePós-construcionismo e neo-experimentalismo em Psicologia Social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

OSTROVSKY, Ana Elisa. Histórias críticas da Psicologia a partir da perspectiva de gênero.: Pensando sobre suas influências e possibilidades.. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2010, vol.10, n.3, pp. 911-929. ISSN 1808-4281.

Neste artigo apontaremos os elementos que levaram ao desenvolvimento da história da psicologia a partir da perspectiva do género nas últimas décadas. Nossa hipótese é que a origem dessa perspectiva está relacionada com a renovação da história tradicional da psicologia,  o subsequente florescimento da história crítica da psicologia, o aparecimento da categoria de gênero em ciências sociais, e o nascimento da história mulheres e história de gênero na área de ciências  humanas. Organizamos a exposição do nosso trabalho desenvolvendo  cada um desses itens e em seguida, oferecendo  o estado da arte em história da psicologia a partir de uma perspectiva de gênero.

Palavras-chave : História da psicologia; Gênero; Perspectivas críticas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License