SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Expressionismo e revolução: o abismo da realidadeMarcuse e Jameson: da cultura afirmativa ao Pós-modernismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MAAR, Wolfgang Leo. Política, Praxis e Pseudo-Atividade em Adorno. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.1, pp. 225-244. ISSN 1808-4281.

Ao contrário da sua propalada aversão à práxis, Adorno situa em sua obra a prática em um nexo fundamental com suas posições teóricas e vice-versa. O objeto de sua apreensão teórica é a sociedade como auto-produção humana em todas as suas dimensões. As próprias formas sociais da sociedade são também socialmente produzidas. Assim a política não deve ser encarada como prática no plano da sociedade, mas no plano da produção histórica e social da mesma. Na sociedade vigente, as formas sociais parecem formas naturais perenes; o que seria práxis política se instala como pseudo-atividade de sujeitos assujeitados objetivamente numa ordem meramente adaptativa. Como construção do todo social verdadeiro, a política deve levar em conta estas determinações sociais que a condicionam na sociedade atual, decifrando-as em sua gênese; não pode prescindir da teoria para conferir objetividade à ação ao intervir na própria produção destas determinações.

Palavras-chave : Adorno e Práxis; Dialética de Teoria e Prática; Teoria Crítica e Política; Adorno e Objetividade Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License