SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Contextos , processos e memórias: narrativas sobre saúde mental nas décadas de sessenta a oitenta no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MARCELLOS, Cíntia Fernandes  e  ARAUJO, Saulo de Freitas. A Questão da Consciência na Psicologia de Wilhelm Wundt. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.1, pp. 311-332. ISSN 1808-4281.

O trabalho apresenta o conceito de consciência de Wilhelm Wundt, formulado na fase madura de sua obra e sustentado por uma definição de Psicologia como ciência da experiência imediata, cujo acesso, para fins científicos, só é possível de forma indireta, mediante o recurso ao método experimental e à observação. A consciência, concebida como um fluxo de processos cuja ocorrência é uma delimitação da totalidade mental, é o objeto por excelência desta psicologia e é estudada em seus aspectos representacional, afetivo e volitivo. O estudo apresenta ainda a consideração dos elementos constituintes da consciência, suas formas compostas e as leis organizadoras de tais associações, concluindo com a discussão acerca da relevância da formulação psicológica wundtiana como exemplo de uma tentativa de estabelecimento da autonomia e coerência da Psicologia.

Palavras-chave : Consciência; Wilhelm Wundt; História da Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License