SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2A relação das Habilidades Sociais educativas e das práticas educativas maternas com os problemas de comportamento em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ROLIM, Kamêni Iung et al. Habilidades Sociais de desempregados de uma região de indústria coureiro-calçadista. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 403-422. ISSN 1808-4281.

Em alguns contextos, observa-se a tendência a explicar os níveis de desemprego tão somente a partir das características pessoais dos trabalhadores, referenciando a ideia socialmente difundida de que pessoas em situação de desemprego possuem déficits em habilidades sociais. O presente trabalho objetivou discutir a questão da empregabilidade mediante a caracterização do perfil de trabalhadores em situação de desemprego e da mensuração dos níveis de Habilidades Sociais (HS) apresentados pelos mesmos. Participaram do estudo 100 pessoas em situação de desemprego. Foram aplicados individualmente um questionário sóciobiodemográfico e uma adaptação do Inventário de Habilidades Sociais (IHS). Nas análises descritivas e de diferença entre médias verificou-se que os participantes não apresentaram déficits nas habilidades mensuradas quando comparados à população geral. O estudo sugere que os níveis de HS não são suficientes para explicar o fenômeno em questão, propondo reflexões a partir do conceito de empregabilidade.

Palavras-chave : Desemprego; Empregabilidade; Habilidades sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License