SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2The relation between social educative skills and maternal educative practices with adolescent behavior problemsInfluence of age and schooling degree on adults’ empathic experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

FEITOSA, Fabio Biasotto; DEL PRETTE, Zilda A. P.; DEL PRETTE, Almir  and  LOUREIRO, Sonia Regina. Explorando relações entre o comportamento social e o desempenho acadêmico em crianças. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 442-455. ISSN 1808-4281.

A frequente correlação entre o comportamento social de crianças e o desempenho acadêmico tem sido amplamente reconhecida. Objetiva-se investigar as possíveis correlações entre habilidades sociais, problemas de comportamento e desempenho acadêmico de crianças. A amostra consistiu de 80 crianças de escolas públicas da região sudeste (60%) e norte (40%) do Brasil, com idade média de 8,15 anos e desvio padrão igual a 0,68, sendo 57,5% meninos e 42,5% meninas. As crianças foram avaliadas por meio do Teste de Desempenho Escolar e os pais e professoras dessas crianças responderam, de forma independente, ao Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais. As variáveis foram tratadas pelo teste de correlação de Spearman. Os resultados mostraram que as habilidades sociais têm maior probabilidade de promover o desempenho escolar de crianças do que os problemas de comportamento de prejudicá-lo, com implicações estratégicas para a intervenção e prevenção das dificuldades de aprendizagem.

Keywords : Habilidades sociais; Problemas de comportamento; Desempenho acadêmico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License