SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Explorando relações entre o comportamento social e o desempenho acadêmico em criançasO método vivencial no campo das Habilidades Sociais: construção histórico-conceitual e sua aplicação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

PINHO, Vanessa Dordron de; FERNANDES, Conceição Santos  y  FALCONE, Eliane Mary de Oliveira. A influência da idade e da escolaridade sobre a experiência empática de adultos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 456-471. ISSN 1808-4281.

Atualmente, os teóricos começam a compartilhar uma visão da experiência empática humana como um fenômeno multidimensional influenciado por diversos aspectos, dentre eles, a idade e a escolaridade. No presente estudo, investigou-se as relações entre a habilidade social empática e essas duas variáveis sociodemográficas, em 537 participantes adultos. A habilidade empática foi estudada em quatro dimensões, que correspondem aos quatro fatores que compõem o instrumento utilizado, o Inventário de Empatia (IE): Tomada de Perspectiva (TP), Flexibilidade Interpessoal (FI), Altruísmo (Al) e Sensibilidade Afetiva (SA). Os resultados indicaram correlações significativas do ponto de vista estatístico entre idade e dois aspectos da empatia: altruísmo e sensibilidade afetiva. Os grupos de escolaridade se diferenciaram quanto à flexibilidade interpessoal e ao altruísmo. Através deste artigo é possível hipotetizar que as variáveis estudadas estão relacionadas à empatia, corroborando estudos anteriores que apontam como variáveis cognitivas caminham juntas com o desenvolvimento e podem ser afetadas pelo aprimoramento educacional.

Palabras clave : Empatia; Idade; Grau de escolaridade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License