SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2A influência da idade e da escolaridade sobre a experiência empática de adultosEstudo para a construção de um instrumento de comportamentos acadêmico-sociais para estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

DIAS, Talita Pereira; OLIVEIRA, Paula Almeida de  e  FREITAS, Maria Luiza Pontes de França. O método vivencial no campo das Habilidades Sociais: construção histórico-conceitual e sua aplicação. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 472-487. ISSN 1808-4281.

O Treinamento de Habilidades Sociais (THS) constitui um campo teórico-prático de conhecimento acerca do desempenho social. Além disso, é composto por diferentes abordagens teóricas e técnicas de intervenção nelas fundamentadas. Dentre os diferentes métodos utilizados no treinamento destaca-se o método vivencial, foco deste trabalho que tem como objetivo apresentar o processo de construção dessemétodo, em termos teóricos e práticos, bem como em termos de sua concepção e utilização na atualidade. Propõe-se também realizar uma análise crítica pertinente a sistematização das vivências e ampliação do emprego das mesmas favorecendo o aprimoramento do método vivencial. Com base nas análises realizadas, pode-se supor que o método vivencial tende a se ampliar tanto na aplicação por profissionais da Psicologia e áreas afins, bem como em termos de sistematização do conhecimento produzido.

Palavras-chave : Habilidades sociais; Método Vivencial; História; Aplicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License