SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2The experiential method in the field of social skills: building historic-conceptual and its applicationCurrent directions in social skills research on LACI, Cordoba - Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

SOARES, Adriana Benevides; MOURAO, Luciana  and  MELLO, Thatiana Valory dos Santos. Estudo para a construção de um instrumento de comportamentos acadêmico-sociais para estudantes universitários. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 488-506. ISSN 1808-4281.

A presente pesquisa teve como objetivo construir e validar psicometricamente um instrumento de comportamentos acadêmico-sociais para estudantes universitários. Para a coleta de dados foram utilizados um roteiro semi-estruturado para entrevistas e um questionário na fase de validação psicométrica. O processo de elaboração gerou uma lista inicial de 240 itens com base na literatura e nos depoimentos de 100 entrevistas realizadas com professores de graduação sobre este tema. Após a validação por juízes, uma versão com 100 itens associados a uma escala do tipo Likert foi aplicada a 559 universitários de diferentes cursos no Estado do Rio de Janeiro oriundos de oito instituições de ensino superior, sendo três públicas e cinco privadas. A análise de componentes principais com rotação varimax indicou estrutura final com 34 itens e 6 fatores, a saber: comportamento adequado em sala de aula, comportamento indisciplinado em sala de aula, cordialidade no relacionamento interpessoal, desrespeito a professores e colegas, auto-exposição e assertividade, comportamento em eficácia acadêmica. Estabeleceu-se como critério de permanência itens com carga fatorial mínima de 0,30 em um único fator. Os fatores apresentaram índices de consistência interna (Alpha de Cronbach) que variavam de 0,59 a 0,80, possibilitando recomendar essa escala para realização de estudos sobre comportamentos acadêmico-sociais em estudantes universitários.

Keywords : Comportamentos sociais; Estudantes universitários; Avaliação psicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License