SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2A construção da identidade profissional na adultez em emergência: narrativas de uma jovem sobre o ser estudante e trabalhadora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PRANGE, Ana Paula Lobão. "Quem dá mais, cobra mais!": Uma análise das normas antecedentes do ofício de motorista de ônibus em um contexto específico. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 551-565. ISSN 1808-4281.

O objetivo deste artigo é analisar o trabalho prescrito e as normas antecedentes do trabalho dos motoristas de ônibus de uma empresa de transporte urbano do município de Rio de Janeiro. O referido estudo baseou-se em conceitos vindos da Ergonomia e da Ergologia e em dados de outra pesquisa já realizada sobre o ofício de motorista de ônibus (CAIAFA, 2002). Contou ainda com uma pesquisa de metodologia qualitativa que buscou analisar a linguagem utilizada pelos responsáveis por transmitir as normas antecedentes e prescrições de trabalho de certa empresa de ônibus aos seus funcionários. O material para análise foi colhido a partir de duas situações: uma entrevista com um inspetor, que pelas atribuições de seu cargo tem como rotina observar, controlar e corrigir aspectos do trabalho dos motoristas e cobradores, e a participação em um processo de integração para funcionários recém-admitidos na referida empresa.

Palavras-chave : Trabalho prescrito; Normas antecedentes; Motoristas de ônibus.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License