SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Cuidadores de idosos: percepção sobre o envelhecimento e sua influência sobre o ato de cuidarUsuário ou toxicômano?: Um estudo psicanalítico sobre duas formas possíveis de relação com as drogas na contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SORAGGI, Fernanda  e  PASCHOAL, Tatiane. Relação entre bem-estar no trabalho, valores pessoais e oportunidades de alcance de valores pessoais no trabalho. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 614-632. ISSN 1808-4281.

Este estudo teve o objetivo de investigar o impacto dos valores pessoais e das oportunidades de alcance de valores pessoais no trabalho sobre o bem-estar ocupacional de funcionários de organizações privadas. O bem-estar no trabalho é definido como a prevalência de emoções positivas no trabalho e a percepção do indivíduo de que, em seu trabalho, expressa e desenvolve suas habilidades e potenciais e avança no alcance de suas metas de vida. Aparentemente, a possibilidade do indivíduo alcançar valores pessoais importantes para ele em seu contexto ocupacional está relacionada ao bem   estar no trabalho. Os principais resultados encontrados indicaram que os valores pessoais não são preditores do bem-estar no trabalho, mas que as oportunidades de interesses individuais têm impacto direto e significativo sobre o construto.

Palavras-chave : Felicidade; Afeto positivo; Afeto negativo; Metas no trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License