SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Relação entre bem-estar no trabalho, valores pessoais e oportunidades de alcance de valores pessoais no trabalhoVida como drama: repensando o papel do cliente em psicoterapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

RIBEIRO, Cynara Teixeira. Usuário ou toxicômano?: Um estudo psicanalítico sobre duas formas possíveis de relação com as drogas na contemporaneidade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 633-647. ISSN 1808-4281.

O presente trabalho aborda o fenômeno do uso de drogas a partir da perspectiva psicanalítica, com ênfase no referencial de Freud e Lacan. Tal escolha justifica-se porque, apesar de o recurso às drogas ser universal, o modo como cada sujeito delas faz uso é singular, o que explica alguns se tornarem dependentes e outros não. Assim, a configuração de uma toxicomania remete a aspectos da subjetividade e da constituição psíquica de cada um. Nesse sentido, objetiva-se, a partir da análise das entrevistas de dois sujeitos que narraram suas experiências de recurso aos tóxicos, entender as diferenças entre usuários e toxicômanos. Os resultados apontam para a importância dos conceitos de gozo, narcisismo, identificação e laço social na configuração de uma ou outra modalidade de consumo de drogas.

Palavras-chave : Sujeito; Drogas; Formas de uso; Toxicomania.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License